Ser fit ou ser saudável é uma capacidade, não um talento.
Artigo de Opinião …
Quando falhamos nos nossos objetivos não significa que não tenhamos talento para os atingir. Se falhamos os nossos objetivos, precisamos de saber ver onde errámos, trabalhar mais para evitar esses erros e superarmo-nos.
Há pessoas que têm aquilo a que se pode chamar mentalidade “estática”. São aquelas pessoas que pensam que sucesso é um talento inato, que se nasce logo com essa capacidade de fazer, ou de ser algo. Ou seja, eu não consigo fazer uma dieta saudável porque isso não é para mim, não consigo ter um corpo fit porque nasci com este corpo, não consigo fazer este exercício porque não é para mim!
Depois temos as outras pessoas que têm uma mentalidade à qual podemos chamar mentalidade “progressiva”, são as pessoas que acreditam que o sucesso depende apenas da sua própria capacidade de melhorar as suas habilidades, competências e aptidões. Ou seja, através de muito trabalho, experiência e capacidade de superação, vão melhorar e conseguir alcançar o sucesso.
Será que nascemos todos com o talento de saber andar ou falar? Ou será que vamos aperfeiçoando essa capacidade?
Imaginem que ao nascer adotávamos logo a mentalidade “estática”. Nesse caso, nunca iríamos conseguir alcançar o que quer que, pois iríamos desistir à primeira queda, ao primeiro tombo iríamos pensar “isto de andar não é para mim”! a mesma coisa com a fala, quando começamos a falar damos muitos erros, não acertamos os sons dizemos mal as palavras, imaginem se tivéssemos a mesma atitude!
Nós todos nascemos com uma mentalidade “progressiva”, por isso depende de nós mantermos essa mentalidade ou optarmos pela mentalidade mais fácil.
Por vezes, podemos e devemos pedir ajuda para atingir os nossos objetivos, tanto os mais difíceis como os mais fáceis, mas é sempre preciso relembrar-vos que nós, os personal trainers ou/e wellnesscoaches apenas ensinamos o caminho para atingir as vossas metas, mas são vocês que caminham até lá e são vocês que têm que conseguir alcançar as vossas.
Texto de João Martins
Artigo Relacionados : Como tirar partido máximo do seu personal trainer | Personal trainer profissão da moda
Vantagens do treino online.
Artigo Opinião
Os prós superam os contras.
Ter um personalt trainer online é algo que já existe muito no mercado do Reino Unido e EUA, e que está a despontar em Portugal. É um serviço que provoca muitas dúvidas e desconfiança nas pessoas, como por exemplo se os treinos são bons, se vou gostar dos treinos, se vou conseguir perceber os treinos, se a pessoa que os prescreve sabe o que está a fazer, ou seja, há demasiadas questões que fazem com que as pessoas tenham algum receio em experimentar.
Neste artigo vou tentar explicar as vantagens e desvantagens deste serviço, que eu próprio também realizo através da minha APP.
O serviço de PT Online tem inúmeras vantagens:
1)O preço. O valor do PT online é muito mais barato que o serviço de PT normal, podendo custar menos de metade do preço do serviço de Pesonal Trainer. Logo é uma boa opção para pessoas que não têm possibilidade de pagar o serviço de PT.
2)Treine onde quiser. Através do serviço PT online pode treinar onde quiser e quando quiser, o meu serviço é fornecido através de uma app (e um software para o Windows ou MAC) e a pessoa pode ter acesso aos treinos (e a outras informações que a app tem) quando e onde quiser sem estar dependente de ninguém para treinar.
3)O serviço PT online tem mais valências. O serviço PT online dá-lhe outras opções como planos alimentares, seguimento online da alimentação, promoção de hábitos saudáveis, etc.
4)Comunicação permanente. Através do serviço online consegue estar em permanente contacto com o seu treinador, e tirar dúvidas sobre o treino, sobre a alimentação e até dar feedbacks sobre os treinos, o que gosta mais, o que não gosta tanto, de forma a que ele lhe possa prescrever um treino ainda mais de acordo com as suas preferências e necessidades.
Como é lógico, o serviço de PT online também tem desvantagens:
1)Não ter ninguém ao lado a supervisionar o treino. A supervisionação do treino é importante, principalmente se é um iniciante na prática desportiva. É importante perceber se está a realizar o exercício de forma correta, se o exercício é adaptado às suas capacidades e possíveis limitações.
2)Ter alguém que o motive constantemente durante o treino. Se é uma pessoa com dificuldade em motivar-se para realizar exercício, nesse caso o serviço online será uma desvantagem, porque apesar de ter tudo para realizar o treino, falta o mais importante, a vontade e isso, nenhuma aplicação ou serviço online pode dar.
3)Não saber quem prescreve os treinos. É verdade que pode ser uma desvantagem, mas hoje em dia é fácil, através da internet, pesquisar sobre os serviços, pesquisar sobre o profissionalismo das pessoas, ver comentários feitos sobre os serviços, pesquisar sobre o currículo. Ou seja, há InÚmeras formas de pesquisarmos sobre os Serviços antes de os iniciarmos e termos a certeza que a pessoa que está a vender o serviço é de confiança e tem capacidade para elaborar um treino bom E de acordo com os nossos objetivos e capacidades.
De uma forma geral, na minha opinião, há vantagens e desvantagens no serviço de PT Online, e essas vantagens ou desvantagens dependem muito do tipo de pessoa que é:
- Se é um novato na prática do exercício, se gosta de interação cara a cara, é uma pessoa que se adapta muito melhor ao serviço de Personal Trainer, do que ao serviço online.
- Se é uma pessoa com experiência de ginásio, que não necessita de motivação extra, só precisa mesmo de um empurrãozinho ou de alguma experiência extra, o serviço PT Online é um serviço que se adapta a si na perfeição.
Um PT Online é uma ótima maneira de fazer o seu investimento durar muito e mais tempo. E, se leu este artigo, então está pronto para o serviço PT Online.
Texto de João Martins
Artigos relacionados : Como tirar o máximo partido do seu personal trainer | Personal Trainer profissão da moda
Artigo de Opinião
O porque desta enorme tendência para o exercício.
Fazer exercício físico custa muito, é doloroso, exigente, não percebo o porquê das pessoas dizerem que não conseguem passar sem treinar, sem ir ao ginásio, parece que não vivem sem o exercício físico!O que é que elas descobriram? O que será que as motiva tanto?
Estas são algumas questões que muitas pessoas põem a si próprias sem conseguirem encontrar uma resposta adequada.
Então eu vou dar-lhe 5 razões sobre o porquê da necessidade de fazer exercício físico.
1)Deve fazer exercício físico, porque isso a/o faz feliz. Não estou a exagerar. Depois do exercício sentimo-nos felizes, contentes por termos feito o nosso treino. Não sou apenas eu que o digo, vários estudos comprovam que o exercício faz aumentar a segregação das hormonas que nos fazem sentir bem, que provocam o mesmo efeito que o consumo de cocaína (sem os malefícios da cocaína, muito pelo contário). Mesmo em pessoas deprimidas, um estudo recente confirmou que hormonas como a serotonina, dopamina e norepinefrina aumentaram devido ao exercício físico, sugerindo que a atividade física pode ajudar a controlar a depressão. *
2)Deve fazer exercício físico porque o exercício torna a sua vida mais fácil. O exercício aumenta a sua capacidade física, e essa capacidade facilita-lhe a vida em algumas situações e/ou poder ajudar outras pessoas como por exemplo ajudar um amigo nas mudanças, no trabalho, carregar material de um lado para outro, carregar as compras para casa, e até pode ajudar a completar determinadas tarefas do dia-a-dia de forma mais rápida e eficaz.
3)Deve fazer exercício físico porque ajuda a atingir mais objetivos. O exercício ajuda-o a superar metas. Os objetivos que vai atingindo com o exercício físico, ajudam-no a definir metas fora do treino e a atingi-las pois sente-se mais confiante e apto. Sente-se um vencedor e isso ajuda-o a superar as adversidades e a procurar mais. Hoje em dia, nas análises de currículos para empregos, o desporto é visto como item importante uma vez que as pessoas que o praticam estão habituadas a lidar com a pressão, a trabalhar em equipa e habituadas a lutar por objetivos.
4) deve fazer exercício físico para a sua família e amigos. Ao fazer exercício físico e ao ser um exemplo saudável para os seus amigos, pode inspirá-los a seguir o seu exemplo, pois eles vêm em si uma pessoa saudável, com um corpo cuidado e com uma alta auto estima, e o seu exemplo pode ser seguido pelas pessoas que o rodeiam que, normalmente, são as pessoas de quem mais gostamos.
5)Deve fazer exercício físico porque pode e consegue. Inicialmente podemos encarar o exercício físico como algo difícil, mas não o é. Quanto mais fazemos, mais fácil se torna. Nós fomos feitos para nos movermos, não para estarmos parados, foram-nos dadas 2 pernas que nos conseguem levar a qualquer sitio que queiramos ir, 2 braços para termos a capacidade de levantar objetos pesadas, duas mãos, um coração, e tudo isto nos foi dado para nos movermos para sermos ativos, com a vantagem de quanto mais o fizermos com mais capacidade ficamos e mais saudáveis nos tornamos. O exercício dá-nos uma recompensa enorme.
Estes são apenas alguns exemplos das milhares de razões para praticarmos exercício físico. resumindo: o exercício contribui para que a nossa vida seja muito mais /excecional/ espetacular/surpreendente/fantástica
Texto João Martins
Artigo opinião
Respostas a quem quer quebrar a sua alimentação e hábitos de vida saudável.
Quando você é espicaçado por causa da sua alimentação ou dos seus hábitos saudáveis, não responda de forma bruta e zangada.
A pressão do dia a dia, e da opinião das pessoas em nosso redor é muito grande e as vezes esquecemo-nos que somos nós os responsáveis pelas nossas decisões, pois somos nos que lidamos com os resultados das nossas escolhas.
Muitas vezes as pessoas criticam os nossos hábitos saudáveis, porque se sentem ameaçados ou muitas vezes por ciúme, e a nossa melhor resposta é não tentar dissuadi-los da opinião deles, nem argumentar ou criar tema de discussão, a nossa alimentação.
Em seguida algumas das frases que mais ouvimos e às vezes não sabemos responder ou arrependemos daquilo que responde-mos.
-Frases relacionadas com opções de comida:
“ não gostas desta carne, como é possível”, “sabes que necessitas de proteína, tens que comer carne”. Em vez de explicar que há outras fontes de proteína, e de alguns dos malefícios da ingestão excessiva da carne, você pode responder apenas e só “o meu hambúrguer vegetariano é espetacular, devias experimentar, acho que ias gostar”. Assim a pessoa fica sem argumento, pois você não contra argumentou o que ele disse, não há discussão e ele fica sem saber o que responder.
- Frases relacionadas com o seu aspeto:
“Não comas não, qualquer dia cais para ao lado”, estás tão magro, quanto é que pesas”, “já paravas de treinar, qualquer dia desapareces”. Mais uma vez não vamos entrar em confronto e podemos deixar uma mensagem no ar “Obrigado por estares preocupado com a minha saúde, mas não precisas de te preocupar, o meu médico disse que estou muito bem, e para continuar os meus hábitos alimentares saudáveis e de exercício” . Quando relacionado apenas com a frequência o ginásio podemos responder “ deixar o ginásio sinto-me cada vez melhor e com mais energia desde que tenho ido ao ginásio regularmente”. Mais uma vez deixamos uma mensagem no ar.
- Frases relacionadas com sobremesas:
“uma vez podes deixar de ser saudável?”, “dividimos a sobremesa, assim dividimos as calorias”. Facilmente você responde, “estou muito cheio, obrigado fica para a próxima”. Se for à hora de almoço, está frase também fica bem “tenho um ótimo jantar programado esta noite, não me quero encher ao almoço, para ter espaço para o jantar”.
Frases relacionadas com bebidas alcoólicas :
“vá-la, só uma bebida, não te vai fazer mal”, “agora também és anti álcool”. A melhor resposta “ não, assim eu levo o carro e vocês podem beber a vontade”. Caso haja outra pessoa que já se tenha oferecido para levar o carro pode sempre dizer “não me sinto muito bem hoje, fica para a próxima”.
As pessoas provavelmente até podem não dizer estas frases por mal, mas custa-nos as vezes ouvir (principalmente quando repetidas vezes sem conta) e a melhor forma de responder é não confrontar, nem fazer o mesmo que eles nos tentam fazer, ou seja, tentar mudar a alimentação deles e os seus hábitos de vida.
Texto João Martins
Quais os melhores exercícios param fazer quando estamos constipados.
Artigo de opinião
Se se estiver sentindo engripado e sem vontade nenhuma de fazer exercício, e questionando-se: “ deverei ou não fazer exercício?” a resposta é: em alguns casos o exercício é benéfico, noutros nem por isso.
Em primeiro lugar use a regra do pescoço, se os seus sintomas são acima do pescoço (espirros, pinguna, tosse, ou nariz entupido) então, normalmente, treinar é benéfico.
Exercícios benéficos:
- Caminhada: consegue ter os benefícios do exercício e melhorar os seus sintomas de constipação.
- Correr: se a corrida faz parte da sua rotina de treino, não faz mal nenhum correr. Correr é um descongestionante natural, e pode ajudar a limpar a cabeça e a sentir-se normal de novo. Tente, nesse dia, reduzir a intensidade da corrida, mas não deixe de a realizar;
- Yoga: pesquisas sugerem que exercícios e técnicas que aliviam o stress ajudam a aumentar a imunidade. Dizer “om” também é uma maneira de abrir passagem no seio nasal segundo um estudo sueco.
- Zumba e/ou aulas de grupo de dança: as aulas têm tendência de ser de baixo impato, o que o fará suar sem exercer muito stress nas suas articulações. E, além disso, também pode ir ao seu ritmo. A música também pode ser uma boa aliada, já que houve um estudo que comprovou que ouvir música diminuía os níveis de cortisol e aumentava os anticorpos.
Exercícios não benéficos
- Treino endurance: se está treinando para uma maratona, ou uma prova de grande resistência, deve evitar treinar enquanto está com gripe. Um estudo comprovou que o exercício físico muito intenso (1 hora e meia ou mais) faz diminuir o nosso sistema imunológico, até 24 horas.
- Ir ao ginásio: gostaria de estar no ginásio e ter alguém ao seu lado a treinar que estivesse doente? Os germes podem se espalhar facilmente nas máquinas ou nos balneários do ginásio, logo é melhor ficar longe do ginásio enquanto ainda tem sintomas de gripe.
- Levantar pesos: a sua capacidade física está diminuída pois você está lutando contra uma gripe, os seus músculos estão fracos o que lhe poderá causar lesões, e muita pressão intra craniana, levando ao aumento de dores de cabeça.
- Desportos coletivos também devem ser evitados pelos mesmos motivos que a ida ao ginásio deve ser evitada.
Alguns estudos comprovam que pessoas mais ativas têm menos probabilidade de contrair constipações/gripes.
Já sabe realize exercício físico regularmente pois a probabilidade de ficar constipado ou engripado é menor.
Texto de João Martins
Como tirar o máximo partido do seu personal trainer
Artigo de opinião
1)Defina os seus objetivos; Seja honesto, não coloque os seus objetivos baixos apenas porque sabe que assim os vai atingir mais fácil e rapidamente, faça do seu sonho o seu objetivo.
2) Não se atrase; Normalmente os Personal Trainers têm uma agenda preenchida e vários clientes seguidos, se você chega atrasado é menos esse tempo que irá treinar. Pagar uma hora de treino e só realizar 50m (dependendo do atraso) não é uma boa estratégia.
3) Seja honesto com o que come; Se está com dificuldades na alimentação e não está conseguindo comer aquilo que foi planeado, diga ao seu PT de forma a ele poder ajudá-lo. Ele irá, certamente, arranjar estratégias e soluções para o seu problema.
4) Calendário/rotina – marque todos os treinos antecipadamente, de forma a que não haja desculpa para faltar e crie um compromisso entre si e o seu PT. Faça o mesmo com os horários da alimentação e se conseguir planear o que vai comer será melhor porque, dessa forma, não ficará sem ideias na altura de fazer a refeição. Ao mesmo tempo, crie um diário alimentar que lhe vai permitir contabilizar mais facilmente as calorias ingeridas diariamente e, com tudo apontado, ser-lhe-á mas fácil apresentar a sua alimentação ao seu PT.
5) Comunique com o seu PT – Caso tenha alguma limitação, ou alguma dor, diga ao seu Personal Trainer e ele adaptará o treino à sua limitação ou necessidade. Caso tenha alguma dúvida sobre algo que ele tenha pedido para fazer fora das sessões de treino, quer esteja relacionado com exercício, com alimentação, ou algum hábito que ele queira que tenha, não hesite em questioná-lo.
6) Respeite a opinião do seu Personal Trainer; Se contratou alguém, é porque acredita no seu profissionalismo. Lembre-se o seu Personal Trainer está ciente dos seus objetivos e ambos têm a mesma vontade de atingir os seus objetivos. Confie nele e se ele disser que este exercício não é o adequado para si, ou que não deve fazer isto ou aquilo, acredite nele.
7)Questione o Seu Personal Trainer; respeitar a opinião do Personal Trainer não quer dizer que não o questionemos. Questione, um bom Personal Trainer estará à vontade para responder a quaisquer questões ou preocupações que possa ter.
8) Desafios – Crie ou peça aoseu PT para criar desafios, sejam eles físicos, hábitos saudáveis ou alimentação. Crie metas a curto prazo e comprometa-se a cumpri-las. Torna o processo mais divertido
Agora já sabe, tire o máximo partido do seu Personal Trainer. Se ainda não tem um está na hora de arranjar um e tornar a sua vida mais saudável.
Saiba como escolher o seu Personal Trainer.
Texto de João Martins