leite

Sabia que …

O leite foi considerado a bebida eficaz para a recuperação após um treino, segundo Journal Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism .

O estudo comparou o potencial de re-hidratação de diferentes tipos de bebidas à base de leite (leite, leite de soja, um suplemento de alimentação à base de leite de vaca) com uma bebida contendo carboidratos e eletrólitos (powerade). Os investigadores mediram então o sangue e urina dos ciclistas para determinar a hidratação e os níveis de nutrientes.

Beber um suplemento de refeição à base de leite após o exercício levou a uma melhor retenção de líquidos do que as outras bebidas, mas todos os produtos à base de leite foram superiores a Powerade em termos de reidratação do corpo pós-exercício. Nenhuma das bebidas fez os ciclistas ficar com mais sede do que qualquer outro.

Powerade tinha uma vantagem num aspeto: Os homens relataram que o powerade foi o mais agradável (leite de soja, sem surpresa, foi o menos). Aqueles que bebiam leite disseram que se sentiam mais inchados e mais cheios (provavelmente devido ao teor de proteína no leite), mas os ciclistas ficaram mais reidratadas com o leite, em comparação com bebidas desportivas.

E quanto à água? Os autores do estudo observaram também que beber água pura (sem aditivos) após o exercício, provoca uma queda nos níveis de sódio, levando a um potencial aumento da desidratação.

Texto João Martins