IMG_20141012_212144

Porque estamos a engordar? (2º Parte)

No último artigo falei principalmente dos maus hábitos das crianças, que levam à obesidade, nesta continuação vou falar principalmente dos maus hábitos dos adultos e “pais”.

Os adultos em Portugal realizam pouco exercício físico, segundo a OMS 53,9% dos portugueses não fazem qualquer exercício, sendo que 50% dos homens não praticam qualquer desporto e 57,5% das mulheres também não. Portugal é um dos países da União Europeia onde menos se pratica exercício físico, em 2009, 55% da população não praticava qualquer actividade física, em 2014 aumentou para 64%.

Os portugueses compram uma média de 3883 kcal diárias, quando o valor médio de consumo recomendado para um adulto é de 2000 a 2500 kcal. Além de não comerem nas alturas certas, os portugueses ainda abusam também das gorduras, do sal e do álcool, entre muitos outros maus hábitos alimentares. Os Portugueses comem duas vezes mais carne, óleos e gorduras do que o recomendado; têm um défice de consumo de produtos hortícolas de 79% e deviam comer o dobro dos frutos.

Mais de 10% dos portugueses, tanto adolescentes como adultos, não tomam o pequeno-almoço, quando esta deveria ser a refeição em que a pessoa se alimenta melhor. Dos restantes 90% muito poucos fazem do pequeno-almoço a refeição mais importante. Cerca de 50% dos portugueses ingerem mais calorias ao jantar do que ao pequeno-almoço e ao almoço, quando das três, essa é a refeição em que existe uma menor necessidade nutricional.

Como podem ver a maior parte dos portugueses não tem hábitos saudáveis nem de exercício, e segundo a OMS cerca de 85% dos portugueses pouco sabem sobre como fazer uma alimentação saudável. Se eles não sabem como irão ensinar os próprios filhos.

E você, sabe como fazer uma alimentação saudável?

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)