tumblr_static_tumblr_mikl44ucbp1rxlj8po1_500

Respostas a quem quer quebrar a sua alimentação e hábitos de vida saudável.

Quando você é espicaçado por causa da sua alimentação ou dos seus hábitos saudáveis, não responda de forma bruta e zangada.

A pressão do dia a dia, e da opinião das pessoas em nosso redor é muito grande e as vezes esquecemo-nos que somos nós os responsáveis pelas nossas decisões, pois somos nos que lidamos com os resultados das nossas escolhas.

Muitas vezes as pessoas criticam os nossos hábitos saudáveis, porque se sentem ameaçados ou muitas vezes por ciúme, e a nossa melhor resposta é não tentar dissuadi-los da opinião deles, nem argumentar ou criar tema de discussão, a nossa alimentação.

Em seguida algumas das frases que mais ouvimos e às vezes não sabemos responder ou arrependemos daquilo que responde-mos.

-Frases relacionadas com opções de comida:

“ não gostas desta carne, como é possível”, “sabes que necessitas de proteína, tens que comer carne”. Em vez de explicar que há outras fontes de proteína, e de alguns dos malefícios da ingestão excessiva da carne, você pode responder apenas e só “o meu hambúrguer vegetariano é espetacular, devias experimentar, acho que ias gostar”. Assim a pessoa fica sem argumento, pois você não contra argumentou o que ele disse, não há discussão e ele fica sem saber o que responder.

- Frases relacionadas com o seu aspeto:

“Não comas não, qualquer dia cais para ao lado”, estás tão magro, quanto é que pesas”, “já paravas de treinar, qualquer dia desapareces”. Mais uma vez não vamos entrar em confronto e podemos deixar uma mensagem no ar “Obrigado por estares preocupado com a minha saúde, mas não precisas de te preocupar, o meu médico disse que estou muito bem, e para continuar os meus hábitos alimentares saudáveis e de exercício” . Quando relacionado apenas com a frequência o ginásio podemos responder “ deixar o ginásio sinto-me cada vez melhor e com mais energia desde que tenho ido ao ginásio regularmente”. Mais uma vez deixamos uma mensagem no ar.

- Frases relacionadas com sobremesas:

“uma vez podes deixar de ser saudável?”, “dividimos a sobremesa, assim dividimos as calorias”. Facilmente você responde, “estou muito cheio, obrigado fica para a próxima”. Se for à hora de almoço, está frase também fica bem “tenho um ótimo jantar programado esta noite, não me quero encher ao almoço, para ter espaço para o jantar”.

Frases relacionadas com bebidas alcoólicas :

vá-la, só uma bebida, não te vai fazer mal”, “agora também és anti álcool”. A melhor resposta “ não, assim eu levo o carro e vocês podem beber a vontade”. Caso haja outra pessoa que já se tenha oferecido para levar o carro pode sempre dizer “não me sinto muito bem hoje, fica para a próxima”.

As pessoas provavelmente até podem não dizer estas frases por mal, mas custa-nos as vezes ouvir (principalmente quando repetidas vezes sem conta) e a melhor forma de responder é não confrontar, nem fazer o mesmo que eles nos tentam fazer, ou seja, tentar mudar a alimentação deles e os seus hábitos de vida.

Texto João Martins