Treino a dois

A dois é mais fácil.

Um estudo publicado Jama Internal Medicine concluiu que uma pessoa tem três vezes mais probabilidade de atingir metas como parar de fumar, começar a praticar atividade física, ou perder peso se o companheiro fizer a mesma mudança.

Os investigadores da University College London, na Inglaterra, avaliaram os hábitos de 3.722 casais com mais 50 anos de idade. Entre as fumadoras, 50% conseguiram abandonar o vício quando os seus parceiros também o abandonaram. Ao mesmo tempo, 17% das mulheres que pararam de fumar tinham companheiros que não eram fumadores. Apenas 8% das que eram casadas com fumadores deixaram o cigarro.

Quanto à atividade física, dois terços dos homens e mulheres faziam mais exercício quando o parceiro também fazia, ao contrário de um quarto das pessoas que estavam casadas com companheiros/as sedentários. Já na avaliação a sobre perda de peso, 26% dos homens eliminaram mais de 5% do seu peso quando fizeram dieta com as suas mulheres, ao contrário dos 10% que tentaram emagrecer sozinhos. Entre as mulheres, 36% perderam volume quando acompanhadas na dieta pelos maridos, e apenas 15% das que fizeram dieta sozinhas conseguiram algum resultado.

Segundo Jane Wardle (investigadora do estudo)  “Tentar alcançar objetivos juntamente com o companheiro aumenta as chances de sucesso”. Serviço relacionado

Texto João Martins