personal trainer algarve

Nós tentamos fazer uma alimentação o mais saudável possível mas, mesmo assim, essa alimentação pode não oferecer todos os nutrientes que precisamos. Isto porque, hoje em dia, os alimentos são menos ricos nutricionalmente do que antigamente, pois os solos são mais pobres, há mais pesticidas, os alimentos são colhidos cedo demais, etc.

Qual será a dose de vitaminas que necessitamos diariamente? Segundo alguns especialistas, estas são as regras mais importantes:

1)      Tentar obter a dose necessária de vitaminas através dos alimentos. Os suplementos servem para suplementar a nossa alimentação e não substituir os alimentos. Não é porque tomamos suplementos vitamínicos que podemos comer mal, uma coisa não substitui a outra.

2)      Tenha a certeza que está a absorver nutrientes. Comer bem ou tomar suplementos não quer dizer que eles sejam absorvidos pelo nosso corpo. Por exemplo, o café inibe a absorção do ferro e cálcio, a absorção da vitamina D depende do nosso nível de cálcio. Devem tomar os suplementos com uma refeição para maximizar a absorção.

3)      Tenha a certeza que toma as quantidades que necessita. Hoje em dia a ingestão de vitaminas e minerais é menor do que precisam. Por isso veja os rótulos para saber se a quantidade que toma é a quantidade diária necessária. Se o suplemento tiver vitaminas e minerais solúveis na água, o nosso corpo excreta o excesso sem malefícios para nós.

4)      Opte por suplementos de qualidade. Deve optar por suplementos multivitamínicos que sejam baseados em alimentos orgânicos e não sintéticos. Evite marcas da farmácia porque, normalmente, são doses exageradas apenas para serem tomadas uma vez, quando o médico denota que estamos a necessitar. Opte por multivitamínicos diários que dão as doses ideias diárias sem grande excesso.

5)      Engula o suplemento e não trinque. Procure multivitamínicos de fácil absorção (em capsulas por exemplo) em vez dos difíceis (comprimidos grandes). Também evite suplementos líquidos pois eles normalmente são deficientes em enzimas que auxiliam a absorção de vitaminas.

6)      Tenha em atenção estes suplementos. Se vive em locais com pouco sol (ou se diariamente está em pouco contacto com o sol) deve tomar suplemento de vitamina D, deve ingerir suplementos de ómega 3 (peixes e as sementes são ricos), se for vegetariano deve ingerir suplementos vitamina B12.

Não faça dos suplementos a sua fonte de vitaminas principal, mas também não pense que os suplementos não são uma boa opção para suplementar a sua alimentação, os suplementos são ótimos para complementar e melhorar a sua alimentação.

Texto de João Martins

Artigos Relacionados : Portugueses gatam milhões em suplementos para emagrecer | Alimentação Saudável versus Planos de nutrição