Dicas de alimentação
Devemos ingerir mais legumes, a OMS recomenda, no mínimo, 400 gramas por dia de fruta e legumes, o que corresponde, por exemplo, a uma maçã, uma pera e uma chávena de legumes.
Os legumes são hidratos de carbono complexos e ricos em potássio, fibras, vitaminas A, E e C, antioxidantes e são pouco calóricos. Em vez de acompanhar a carne ou o peixe com massa, arroz ou batata opte por muitos legumes. É muito importante reduzir a ingestão de açúcares (hidratos de carbono – HC).
Aconselho também a fazer várias refeições ao dia, o ideal é de 3 em 3 horas, sendo que o pequeno-almoço é a refeição mais importante e a que deve ser mais completa, seguido de um lanche a meio da manha rico em fibra e proteína e com poucos HC, fazer um almoço com carne ou peixe acompanhado de legumes e poucos HC simples, a meio da tarde fazer um novo lanche idêntico ao lanche do meio da manha, e ao jantar uma refeição idêntica ao almoço, ou seja, rica em proteína (peixe ou carne ou outras fontes de proteína) e acompanhada de HC complexos e não HC simples (batata, massa ou pão). E não se esqueça de beber muita água durante o dia
Ao realizar uma alimentação diária de acordo com estes conselhos, vai promover o aumento de massa muscular e a diminuição de gordura, ou seja, vão melhor a vossa saúde e dos vossos filhos.
Já cumpre alguns destes hábitos?